Até ao momento, a Google Assistant e a Alexa da Amazon sempre rivalizaram nos seus ecossistemas Smart Home, sem esquecer a Siri da Apple e até a Bixby da Samsung, apesar de estarem em posições diferentes.
Situação inversa verifica-se agora nas assistentes da Google e da Amazon, graças aos novos produtos da JBL. Pela primeira vez, a Google Assistant e a Alexa vão funcionar em simultâneo e em pleno.
Em causa estão os produtos Authentics 200, Authentics 300 e Authentics 500, três altifalantes inteligentes da JBL que possuem, entre outras opções de conectividade, o suporte pleno para ambas as assistentes. Ou seja, podemos não só usar as suas capacidades de altifalante Bluetooth, com reprodução multiroom, como tirar partido das suas funções mais smart.
Os novos produtos e gadgets JBL apresentam três modelos de diferentes tamanhos e um mesmo design retro intemporal que, segundo a fabricante, foi inspirado nas colunas e altifalantes JBL L100 da década de 1970, sobretudo neste padrão e design da grelha dos altifalantes. Apresentam também uma grelha e estrutura premium e um revestimento em couro sintético.
Na prática, o utilizador já não terá de optar entre uma ou outra assistente para o seu altifalante, podendo ter ambas e usar qualquer uma delas quando quiser. Para tal, basta apenas usar a frase de activação para cada uma, como é já habitual. Pode-se assim criar um alarme com a Assistente Google e uma lista de compras com a Alexa.
O amplo suporte a ambas as assistentes foi concebido para dar mais produtividade e valor ao consumidor na compra das JBL Authentics, que também podem funcionar desligadas da tomada, com autonomia até oito horas na JBL Authentics 300.
Por fim, os preços começam nos 330 dólares (cerca de 20 mil meticais) para a JBL Authentics 200, a mais compacta. Sobem para os 430 dólares (cerca de 28 mil meticais) no modelo intermédio, a JBL Authentics 300, e ascendem aos 700 dólares (44 mil meticais) na JBL Authentics 500, de maiores dimensões.