Os principais índices europeus estão novamente a apontar perdas esta sexta-feira, 22 de Setembro de 2023, numa altura em que os investidores estão centrados na possibilidade de as taxas de juro de referência permanecerem em terreno restritivo durante mais tempo do que o esperado.
Os futuros sobre o Euro Stoxx 50 descem 0,2%.
Na Ásia, a sessão fez-se sem tendência definida, com a maioria dos índices a caminho da sua pior em semana em cinco, com a decisão de manter os juros inalterados, entendida como hawkish, a pesar no sentimento dos investidores.
O mercado está ainda a avaliar a decisão do Banco de Japão de manter os juros inalterados e dar continuidade à sua política monetária ultra-loose. Tal prejudicou o iene e levou a perdas nas cotadas nipónicas.
Na China, o dia foi de ganhos, num movimento de correção face às perdas dos últimos e com o mercado à espera de novos estímulos económicos de Pequim.
Nas praças indianas, o sector da banca e finanças valorizou depois de o JP Morgan ter revelado que ia adicionar as obrigações do país ao seu índice de referência de mercados emergentes a partir finais de Junho de 2024.
Pela Ásia, na China, Xangai sobe 1,4% e em Hong Kong o Hang Seng soma 1,6%. No Japão, o Topix perde 0,3% e o Nikkei desce 0,52%. Na Coreia do Sul, o Kospi cai 0,4%.