A Volkswagen lançou, recentemente, a mais recente versão do seu SUV Tiguan em todo o mundo, com várias opções de motorizações híbridas plug-in, que oferecem uma autonomia eléctrica de cerca de 100 quilómetros.
Esta nova geração do Tiguan é baseada na plataforma Matriz Transversal Modular (MQB evo) e traz várias melhorias significativas. As unidades híbridas proporcionam agora uma autonomia totalmente eléctrica de cerca de 100 km, com carregamento AC mais rápido em todas as versões eHybrid, e a inclusão do carregamento rápido DC como padrão pela primeira vez.
No interior, o Tiguan apresenta um novo Digital Cockpit, um ecrã de infoentretenimento de até 38 centímetros (15 polegadas), um head-up display e um interruptor de experiência de condução com ecrã OLED integrado. O cockpit foi concebido para ser mais intuitivo e totalmente integrado, com um design simples e funcional. Além disso, um novo assistente de voz denominado IDA permite-lhe ajustar várias funções do veículo e do sistema de infoentretenimento, utilizando uma linguagem natural.
Segundo o site Carros Bem Montados, em relação ao design, o novo Tiguan 2024 apresenta uma dianteira marcante, com faróis planos de LED e uma faixa horizontal coberta de vidro. As aberturas da grelha do radiador foram reposicionadas nas laterais exteriores do pára-choques para melhorar o fluxo de ar, resultando num coeficiente de arrasto melhorado de 0,28. A traseira do Tiguan também recebe uma nova faixa horizontal de LED, acrescentando um toque distinto.
Sob o capot, o Tiguan oferecerá uma variedade de grupos motopropulsores, incluindo motores turbo diesel (TDI), a gasolina (TSI) e a gasolina híbridos suaves (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid) que, no futuro, serão fornecidos com transmissão automática (DSG).
A plataforma MQB evo permite uma nova geração de chassis, com a opção do sistema DCC Pro com amortecedores de duas válvulas para um melhor controlo adaptativo do chassis. Além disso, o Vehicle Dynamics Manager proporciona maior conforto e desempenho durante as curvas dinâmicas.
Os assentos do Tiguan foram aprimorados para longas distâncias, incluindo assentos ergoActive Plus com ajuste lombar pneumático de quatro direcções e função de massagem de pressão pneumática de dez câmaras. Além disso, o Tiguan é o primeiro modelo MQB a vir com faróis de matriz IQ.LIGHT HD, que melhoram o conforto e a segurança com 38.400 LED multipixels.
Em termos de segurança e conveniência, o Tiguan vem equipado de série com funcionalidades como o Side Assist, Front Assist, Lane Assist, Rear View e Dynamic Road Sign Display, bem como opções como o Park Assist Pro e o Trailer Assist.
O comprimento do novo Tiguan aumentou cerca de três centímetros, enquanto a altura, a largura e a distância entre eixos permanecem praticamente inalteradas em relação ao modelo anterior. A capacidade da bagageira também aumentou para 652 litros, tornando-o num veículo muito espaçoso e versátil.
O lançamento está previsto para o final de 2023 ou, o mais tardar, para o início de 2024, começando pelos mercados da Europa.



