Actualmente, as máquinas desempenham, rotineiramente, funções intelectuais como a aprendizagem, a percepção e a tomada de decisões.
Além disso, as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) contribuem significativamente para a transformação digital, prevendo-se que as despesas com software, hardware e serviços de IA aumentem quase 27% este ano, segundo o Guia Mundial de Gastos Com Inteligência Artificial, da International Data Corporation (Corporação Internacional de Dados). As organizações estão a utilizar a aprendizagem automática (ML, do inglês “machine learning”), o processamento de linguagem natural (NLP, do inglês “natural language processing”) e a análise preditiva para aumentar a produtividade e reduzir os custos.
Interessado em juntar-se à revolução da inteligência artificial? Eis três formas de como as soluções de IA podem beneficiar a sua empresa.
1. Melhor tomada de decisões
Qualquer pessoa pode recolher dados. Descobrir como explorar conjuntos de dados brutos para obter informações que permitam tomar as melhores decisões possíveis é um outro campeonato. A tomada de decisões assistida pela IA permite que as organizações analisem mais informações do que é humanamente possível. Em suma, a IA é rápida e não se cansa de tomar decisões.
2. Maior produtividade e satisfação dos profissionais
As automatizações baseadas em IA podem beneficiar os quatro principais componentes baseados em tarefas da gestão de uma empresa moderna:
- Apoio ao cliente;
- Marketing;
- Finanças;
- Administração.
De acordo com um relatório recente da McKinsey (consultora empresarial americana), 30% das actividades em 60% de todas as profissões têm potencial para serem automatizadas. Embora a automatização da IA possa trazer mudanças para alguns profissionais, a maioria dos empregos será melhorada pela tecnologia. De facto, a investigação prevê que a produtividade do trabalho nos países desenvolvidos aumente até 40% até 2035 devido às soluções de IA.
A automatização também tem um impacto positivo na felicidade dos profissionais – um factor crítico no recrutamento e retenção. Um inquérito da Salesforce (empresa americana de software) revelou que 89% dos profissionais a tempo inteiro que utilizam a automatização no local de trabalho estão mais satisfeitos com o seu trabalho. Ligeiramente acima dos 90% afirmaram que a automatização lhes permite poupar tempo e melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
3. Redução dos riscos de cibersegurança
O custo global da cibercriminalidade poderá atingir 10,5 biliões de dólares até 2025. Com o aumento do trabalho remoto, da tecnologia baseada na nuvem, das redes 5G e dos dispositivos ligados à IoT, as organizações estão a tornar-se cada vez mais vulneráveis a ciberataques dispendiosos.
A ajuda está à mão. Os processos de IA analítica e preditiva antecipam como os ataques podem ocorrer e o que os pode motivar. Esta informação permite às organizações travar preventivamente as ciberameaças.
A utilização da IA para processar rapidamente grandes quantidades de dados e automatizar fluxos de trabalho também beneficia os profissionais de segurança. Os analistas de segurança ficam muitas vezes sobrecarregados com demasiados alertas e precisam de ajuda para decidir a qual deles dar prioridade. Mais uma vez, a IA não pode substituir a inteligência humana na cibersegurança, mas pode libertar os profissionais para se concentrarem em tarefas mais estratégicas.