O conglomerado chinês Build Your Dreams (BYD) vai expandir as suas operações com uma nova fábrica na África do Sul, comunica o portal de notícias 360º Mozambique.
A empresa está a discutir o assunto com o Governo sul-africano. O âmbito completo do projecto, incluindo o calendário e a localização, ainda não foi anunciado. A construção das instalações propostas não só permitirá à BYD capitalizar os minerais críticos da África do Sul – essenciais para a construção de componentes de Veículos Eléctricos (VE), como as baterias – como também reduzirá significativamente os custos dos modelos híbridos e eléctricos na África do Sul.
“A África do Sul está a negociar com a BYD, o fabricante chinês de automóveis e o maior fabricante de veículos eléctricos do mundo, a possível abertura de uma fábrica em território nacional”, lê-se num comunicado publicado pelo Gabinete sul-africano.
Esta iniciativa vem juntar-se à abertura da fábrica da BAIC (empresa fabricante de automóveis estatal chinesa com sede em Shunyi, Pequim), na África do Sul, e segue-se à entrada da BYD em África, em Junho de 2023, com a introdução do BYD Atto 3, um crossover eléctrico do segmento C, no mercado sul-africano.