A adega cooperativa do cartaxo, fundada em 1954, por um grupo de 22 associados proveniente de uma região com uma forte tradição vitivinícola, lançou recentemente uma nova marca de vinhos de mesa designada Detalhe.
Diz a marca que o produto – disponível nas versões de reserva branco e tinto – surge pela necessidade de continuar a proporcionar vinhos de qualidade superior, focados no momento de degustação, especialmente quando acompanhado de saborosas iguarias gastronómicas.
A Adega do Cartaxo leva como assinatura da marca a frase “É dos Detalhes que nascem os grandes vinhos”, com o intuito de evidenciar todo o ritual de vinificação, o que no fundo é um elogio a todos os momentos e etapas para a elaboração destes vinhos, desde a vinha até à garrafa.
As duas versões do Detalhe já chamaram para si a atenção dos apreciadores. A Reserva Branco de 2021 já conquistou o mais prestigiado prémio na Gala dos Vinhos do Tejo de 2023, decorrida em Junho.
Detalhe Branco 2021 do Tejo
Foi lançado apenas em Março, mas já mostrou a força e o potencial que carrega e entrou no mercado competitivo para demarcar o seu lugar: a primeira edição do Detalhe Reserva Branco conquistou, recentemente, o Prémio Excelência na Gala de Vinhos do Tejo, elevando a Adega do Cartaxo ao estatuto de melhor entre as melhores adegas da região.
Elaborado a partir das castas Verdelho e Sauvignon Blanc, este vinho revela boa intensidade aromática, destacando frutos tropicais, especialmente abacaxi e manga, deixando uma nota vegetal que remete para espargos.
A Adega do Cartaxo leva como assinatura da marca a frase “É dos Detalhes que nascem os grandes vinhos”, com o intuito de evidenciar todo o ritual de vinificação. É um elogio a todos os momentos e etapas para a elaboração destes encantos.
O estágio em barrica confere-lhe estrutura e complexidade, contribuindo para um sabor envolvente, untuoso, de perfil frutado e bela acidez. Deixa um final de boca prolongado e apelativo. Esta versão é óptima para harmonizações gastronómicas, acompanha bem pratos de peixes gordos no forno ou na grelha e carnes brancas.
Detalhe Reserva Tinto 2019 do Tejo
Esta versão é elaborada a partir das castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon, originárias de vinhas de natureza argilo-calcários. Esteve dez meses em barricas de carvalho francês e posteriormente usufruiu de um estágio de nove meses em garrafa. As suas maiores características provadas incluem a intensidade aromática, boa presença de notas de frutas, em especial frutos vermelhos e silvestres bem maduros, uma frescura que remete para apontamentos de menta, especiarias finas e baunilha.
Na boca revela bom corpo e volume, excelente acidez e frescura, aprimorada pelas notas de eucalipto, boa intensidade, taninos aveludados e boa persistência no final.