A União Europeia (UE) revelou esta terça-feira, 19 de Setembro, que vai investir em Moçambique, nos próximos quatro anos, 428 milhões de euros.
Segundo o embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, a verba será aplicada em todos os sectores prioritários do País como infra-estruturas, agricultura, transporte e apoio ao empoderamento da juventude.
Falando em Maputo, durante uma conferência de imprensa após o encontro entre a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e a União Europeia, Antonino Maggiore assegurou que “através deste financiamento, queremos fortalecer a nossa parceria com Moçambique assim como apoiar o seu desenvolvimento económico”.
Por sua vez, o presidente da CTA, Agostinho Vuma referiu, na ocasião, que o maior foco da agremiação nesta parceria entre Moçambique e União Europeia é encontrar soluções financeiras alternativas à banca para micro, pequenas e grandes empresas.
Além deste pacote de quatro anos, Antonino Maggiore assegurou que durante o Fórum de Investimento Global Gateway Moçambique-União Europeia, que vai decorrer entre 22 e 23 de Novembro em Maputo e que contará também com a participação do Presidente da República, Filipe Nyusi, vão ser anunciados vários acordos de financiamento para Moçambique, entre os quais 18 milhões de euros para a construção de um Centro Nacional de Controlo de Energia, cujo objectivo é assegurar uma maior capacidade operacional da rede eléctrica moçambicana.