A taxa de juro nacional, frequentemente designada por taxa de juro do banco central ou taxa de juro de referência, desempenha um papel fundamental na definição do panorama económico de um país.
Esta taxa influencia uma vasta gama de variáveis financeiras e tem um impacto profundo na estabilidade económica, nas decisões de investimento e no bem-estar geral dos seus cidadãos.
A taxa de juro a que o banco central de um país empresta dinheiro aos bancos comerciais ou a outras instituições financeiras é conhecida como a taxa de juro nacional. Funciona como um padrão para outras taxas de juro na economia, como as das contas de poupança, empréstimos comerciais e hipotecas. É um instrumento que os bancos centrais utilizam para gerir a oferta de moeda, a inflação e a expansão económica geral.
A inflação, as taxas de câmbio e as condições económicas externas são alguns dos factores que podem influenciar as taxas de juro.
Em África, as taxas de juro variam muito em cada país, devido às diferenças nas condições económicas, nas políticas monetárias e no desenvolvimento do mercado financeiro. África é um continente diversificado com economias em várias fases de desenvolvimento, pelo que os níveis das taxas de juro podem variar entre muito elevados e relativamente baixos.
A Trading Economics, uma plataforma que oferece aos seus clientes dados precisos sobre 196 nações, incluindo dados históricos e projecções para mais de 20 milhões de indicadores económicos, taxas de câmbio, índices do mercado de acções, rendimentos de obrigações do Estado e preços de mercadorias, revelou a lista dos dez países africanos com as taxas de juro mais elevadas no mês de Setembro, da qual Moçambique também faz parte.
Os números abaixo representam as taxas de juro de cada país no último dia de Agosto e a posição que cada país ocupa a nível global.
1. Zimbabué: 150%; 1.ª posição a nível mundial;
2. Gana 30%; 4.ª posição a nível mundial;
3. Sudão 27,3%; 5.ª posição a nível mundial;
4. Congo 25%; 6.ª posição a nível mundial;
5. Maláui 24%; 8.ª posição a nível mundial;
6. Libéria 20%; 10.ª posição a nível mundial;
7. Egipto 19,25%; 12.ª posição a nível mundial;
8. Serra Leoa 19,25%; 13.ª posição a nível mundial;
9. Nigéria 18,75%; 14. ª posição a nível mundial;
10. Moçambique 17,25%; 16.ª posição a nível mundial.