O TikTok anunciou uma parceria com a Billboard, revista semanal americana especializada em informações sobre a indústria musical, para a criação do TikTok Billboard Top 50 Chart, onde será possível encontrar as músicas mais populares na app de vídeos de curta duração.
Essa tabela será capaz de avaliar as músicas mais populares da plataforma, numa base semanal, de acordo com o número de visualizações, interacção entre utilizadores e também no número de vídeos que é feito com a música.
No anúncio, feito na passada quinta-feira (14), a rede social apontou a parceria como um reconhecimento da influência da plataforma no mercado musical. Além de facilitar a descoberta de artistas que estão a tornar-se virais no TikTok, a tabela semanal de música serve também como registo do movimento na plataforma, constituindo um radar de tendências. Para já, no entanto, apenas serão contabilizados os dados dos utilizadores dos Estados Unidos.
O aparecimento deste TikTok Billboard Top 50 Chart é mais um testemunho do impacto que o TikTok tem tido na indústria da música, com a empresa até já a ter criado um serviço de streaming dedicado.
Não é a primeira vez, aliás, que a Billboard olha para as redes sociais como um meio para indicar a popularidade musical. A publicação fez isso pela primeira vez com o MySpace e mantém ainda um gráfico musical relacionado com menções de artistas e músicas no X (antigo Twitter).