O Absa Bank financiou a reabilitação da estrada da praia do Bilene – Macia e de Macia-Chokwé-Macarretane, na província de Gaza, inaugurada no passado dia 13 de Setembro, dando seguimento ao seu compromisso na contribuição do desenvolvimento socioeconómico nacional.
Segundo um comunicado da instituição, tornado público esta terça-feira (19), a inauguração da estrutura aconteceu em parceria com a Revimo, e contou com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi; do ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala; do ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita; e de elementos da Direcção Nacional de Estradas e outros parceiros.
A instituição bancária, que firmou a sua parceria com a Revimo em 2019, aquando da sua criação, foi representada pela directora da Banca Corporativa de Investimentos, Patrícia Darsam, que, na ocasião, afirmou: “para além de financiarmos este projecto, somos parceiros da Revimo em várias outras iniciativas, que decorrem desde 2022. Neste projecto, o Absa financiou a Revimo para o projecto da construção e reabilitação das estradas da praia do Bilene-Macia e de Macia-Chokwé-Macarretane. A nossa parceria com a Revimo coloca-nos na posição de principal parceiro. Pretendemos prestar o nosso apoio contínuo em desenvolvimentos futuros, salvaguardando as áreas das infra-estruturas como um vector de crescimento e impulsionador da economia”.
As infra-estruturas em causa rondam os 116 quilómetros e contaram com o alargamento das respectivas plataformas, que passaram dos seis para os nove metros de largura, permitindo uma maior segurança na circulação de veículos. É uma via de referência que, para além de ligar o Norte ao Sul do País, é um pólo de desenvolvimento da produção agrícola, tanto para o seu escoamento como na dinamização da economia da província de Gaza.