A BMW, fabricante alemã de automóveis, divulgou recentemente o seu primeiro carro feito para ter segurança máxima. Designado por “Protection”, o veículo oferece resistência a explosões e um tanque de combustível vedante, para evitar perda de combustível, entre outros detalhes.
O veículo da linha i7, versão eléctrica lançada no dia 20 de Abril de 2022, ganhou na recente versão Protection uma carroçaria de aço, blindada, reforçando as portas, a parte inferior e o tecto.
De acordo com a BMW, estes Série 7 oferecem protecção máxima contra balas, ataques de drones, granadas de mão e explosivos, possuindo vidros protectores com classificação VPAM 10 – o mais alto que um veículo de protecção civil pode ter. Além da componente de protecção, este BMW leva um conjunto de pneus de 20 polegadas que têm um anel run-flat que permite uma condução até cerca de 80 km/h quando os pneus ficam sem ar. Entretanto, todas as alterações fizeram, obviamente, com que este i7 perdesse performance.
Para além da componente de protecção, este BMW leva um conjunto de pneus de 20 polegadas que têm um anel run-flat que permite uma condução até cerca de 80 km/h quando os pneus ficam sem ar.
A BMW não revelou o peso total do veículo, mas a versão 100% eléctrica faz agora mais de nove segundos dos 0 aos 100 km/h, enquanto o modelo normal cumpre esta distância em menos de cinco.
Considerando que a capacidade da bateria do i7 é de 101,7 kWh, podemos estimar que o seu alcance seja de cerca de 338 km – bem abaixo da versão regular do i7 M70, que possui alcance estimado de 475 km.
O fabricante alemão procurou manter as protecções bem minimalistas, de modo que os únicos elementos visuais notáveis são os pneus run-flat e o porta-bandeira acima dos pára-lamas dianteiros.
O i7 está equipado com um motor eléctrico de 400 quilowatts (equivalente a 544 cavalos) de potência, enquanto o Série 7 é alimentado por um bloco V8 de 4,4 litros de capacidade, capaz de debitar 530 cavalos.
A BMW trabalhou também nos acessórios para o modelo Protection, entre os quais estão o sistema avançado de ar condicionado, extintores de incêndio com descarga automática e manual, luzes de sinalização especiais e comunicação via rádio.