O director-geral da China Road and Bridge Corporation (CRBC), Pengyu Bai, revelou que a empresa já manifestou às autoridades moçambicanas a sua disponibilidade para construir um sistema de metro ligeiro na região da Grande Maputo, informou, no sábado, o portal de notícias Further Africa.
Pengyu Bai, citado pelo site, explicou que o projecto prevê a construção de uma linha ferroviária entre a antiga Feira Internacional de Maputo (Facim) e o Zimpeto e já foi apresentado. “Fizemos o estudo de viabilidade e as consultas públicas e o projecto foi agora submetido ao Governo de Moçambique”, disse Pengyu Bai, acrescentando que espera concretizar o projecto no próximo ano.
O Further Africa revela que um projecto de construção e uma linha ferroviária para resolver os problemas de transporte em Maputo deveriam ter começado este ano, mas foram adiados devido a questões conjunturais que o País enfrenta.
A CRBC foi responsável pela construção da ponte Maputo-KaTembe e da Estrada Circular de Maputo. A empresa também já manifestou a sua disponibilidade para apoiar o Governo na reabilitação da Estrada Nacional Número Um (N1).