As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para o resto do mundo no primeiro trimestre deste ano renderam ao País 2,1 mil milhões de dólares, um incremento de 400 milhões de dólares quando comparado com o valor do trimestre anterior.
Os dados constam no relatório mensal de Informação Estatística, divulgado recentemente pelo Banco de Moçambique (BdM) e a que o DE teve acesso.
A evolução positiva registada nas receitas de exportação, segundo o relatório, é justificada, essencialmente, pelo crescimento das vendas dos produtos exportados pelos Grandes Projectos (GP), com ênfase para o sector da indústria extractiva (gás natural, areias pesadas e rubis, safiras e esmeraldas), que passaram de 947,6 milhões de dólares, registado no primeiro trimestre para 1,1 mil milhões trimestre seguinte.
“Excluindo os GP, os produtos agrícolas arrecadaram para o País receitas de 74,3 milhões de dólares (menos 33,2 milhões de dólares face ao período anterior), salientando-se os legumes e hortícolas, tabaco, algodão, açúcar e banana”, refere o documento do BdM.
No geral, de acordo com o relatório, “o gás natural rendeu ao País 335,7 milhões de dólares contra 341 milhões de dólares registados no primeiro trimestre do mesmo ano. O carvão mineral e as areias pesadas renderam para o País, 583,4 e 151,4 milhões de dólares, respectivamente”.
No mesmo sentido, as receitas provenientes dos rubis, safiras e esmeraldas registaram um aumento de 92,9 milhões de dólares, visto que no segundo trimestre, o País arrecadou 118,5 milhões de dólares contra os 25,6 milhões do trimestre anterior.