O petróleo continua a valorizar, ainda a ser influenciado por reduções da produção e exportações anunciados pela Arábia Saudita e Rússia, líderes de facto da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+).
Os investidores irão estar também atentos à presença do ministro saudita da energia, Abdulaziz bin Salman, no World Petroleum Congress, que irá discursar sobre a política petrolífera do Reino e a perspectiva sobre as emissões zero.
O West Texas Intermediate (WTI) – negociado em Nova Iorque – sobe 0,95% para 91,63 dólares por barril. Por sua vez, o Brent do Mar do Norte – referência para as importações europeias – soma 0,77% para 94,65 dólares por barril, depois de três semanas de ganhos em que avançou 11%.
Numa semana de reuniões de política monetária do Banco de Inglaterra e da Reserva Federal dos Estados Unidos, a subida dos preços do crude deverá ser um dos desafios para os banqueiros centrais, que deverão determinar se já fizeram o suficiente para abrandar a inflação, ou se mais subidas de juros são necessárias.