O dropshipping é uma estratégia de e-commerce a partir da qual as empresas vendem o seu produto usando o stock de terceiros.
Desta forma, as empresas que recorrem a esta estratégia conseguem facturar elevadas quantias monetárias sem ter de se preocupar com questões logísticas.
A pandemia do covid-19 veio reforçar esta estratégia comercial da qual resultou um verdadeiro “boom das compras online”. Assim, esta forma de venda tem vindo a crescer pelo que importa perceber melhor o modelo de negócio.
No dropshipping, o cliente faz uma encomenda na loja do vendedor e a mesma é enviada automaticamente do fornecedor para o cliente sem nunca passar pelo vendedor. Na prática, não é mais do que uma loja online que serve como intermediária entre os fornecedores (que têm o stock de produtos) e os compradores.
Como funciona?
Neste método de compras online, o vendedor apenas tem a responsabilidade de divulgar e vender os produtos. Assim, não precisa de se preocupar com questões como gestão de stocks, armazenamento ou logística associada aos produtos.
Ou seja, a loja online é um simples intermediário que apenas é responsável pelo marketing e venda, deixando tudo o resto a cargo de um terceiro, normalmente o fornecedor.
Além disso, o vendedor nunca chega a ter o produto “nas suas mãos”, recebe somente a sua margem de lucro tendo em conta que é o impulsionador da compra.
Fonte: Doutor Finanças