O sector da cultura e turismo contribuiu positivamente para os cofres do Estado, no processo de arrecadação de receitas na província da Zambézia, mesmo com os impactos severos do ciclone Freddy, tendo sido colectados, este ano, 47 milhões de meticais, informou esta sexta-feira, 15 de Setembro, o jornal O País.
De acordo com aquele órgão, em 2022, com o pico do covid-19, no sector da cultura e turismo, a província arrecadou 31 milhões de meticais. Já este ano, mesmo com os impactos severos do ciclone tropical Freddy, os números indicam uma colecta de mais de 47 milhões de meticais, uma subida de 16 milhões.
“Nós tivemos 38 estabelecimentos encerrados, maioritariamente por situações de remoção do tecto e de janelas danificadas. Foi feita a retoma das actividades na plenitude de todos os estabelecimentos na província, e isso é algo que nos deixa muito satisfeitos”, disse o director provincial da cultura e turismo, Ali Aboobacar, acrescentando que nem o covid, “muito menos o ciclone, ofuscaram as actividades do sector. Aliás, foi uma retoma saudável, e estamos a subir. Os nossos desafios passam pela formação da mão-de-obra para o sector hoteleiro, dada a procura massiva dos turistas”.
Ainda este ano, pelo menos 18 estâncias turísticas entraram em funcionamento na província da Zambézia, o que acresce o número de quartos e camas, mesas e trabalhadores no ramo hoteleiro.