A Fly Modern Ark (FMA), empresa sul-africana que o Governo contratou para gerir a Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), prevê que a companhia retome os voos de Maputo para Lisboa em Novembro próximo.
“Estamos a prever retomar essa rota a 20 de Novembro. É vital e vai mudar o rosto da companhia”, revelou o director-executivo da sul-africana Fly Modern Ark (FMA), Theunis Crous, na quinta-feira (14 de Setembro), num encontro com jornalistas, em Maputo.
A LAM já tinha assumido anteriormente o seu empenho em obter as devidas autorizações para utilizar o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e horários de gestão de ‘slot’, para onde deixou de voar desde 2012, tendo então perdido essas licenças.
O responsável da Fly Modern Ark acrescentou que a companhia já negociou também o aluguer de um Boeing 737 cargueiro, apenas para tratar do transporte de carga dentro do País e para o exterior, nomeadamente para a África do Sul, esperando colocar ao serviço mais um segundo avião seis meses depois. “É uma oportunidade que pode tornar a companhia rentável”, insistiu.
Theunis Crous referiu igualmente que a FMA já mobilizou 15 milhões de dólares (14 milhões de euros) de financiamento para a operação actual da LAM, que está a ser alargada com novas rotas e aeronaves, o que se traduz num aumento de passageiros, de 57 mil actualmente, face à média anterior de 46 mil mensais. “Esperamos chegar a acordo com o Governo moçambicano para um melhor contrato de gestão no futuro, tendo em conta as condições iniciais acordadas, que envolvem ainda a necessidade de redução de custos e aumento de receitas”, apontou.
A FMA assumiu a gestão da companhia aérea estatal em Abril, que detinha uma dívida estimada em cerca de 300 milhões de dólares (277,7 milhões de euros), de acordo com dados fornecidos na altura.
A estratégia em curso, de revitalização da empresa, segue-se a anos de problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimento, com registo de alguns incidentes, não fatais, associados por especialistas à ineficiente manutenção das aeronaves.