A Turquia oferece aos entusiastas do mergulho, a oportunidade de mergulhar nas profundezas do mar para descobrir as pegadas do passado, juntamente com uma rica fauna e flora marinha, em diversos pontos de imersão durante todo o ano.
Conheça, a seguir, alguns dos sítios mais importantes.
Çanakkale: uma jornada submarina épica
O Parque Subaquático Histórico de Gallipoli é um dos principais centros de mergulho do mundo, que permite contemplar sob a água as pegadas das épicas Guerras de Çanakkale. Neste parque de 150 quilómetros quadrados, é possível mergulhar em 14 pontos distintos e a diferentes profundidades. Na região, poderá contemplar o campo de batalha mais bem preservado do mundo e viajar através de um século de história explorando os naufrágios de vários navios, como o Layter, Arıburnu Barç, Helles Barç ou Bone Barç, entre outros. Destacam-se o navio de carga Lundy e o navio de guerra blindado HMS Majestic.
Outro local imperdível para o mergulho é a baía de Saros. Nesta área, vivem mais de 200 criaturas marinhas, um dos lugares mais intocados do Mar Egeu, que se renova constantemente com as suas fortes correntes.
Já em Antalya, a pérola da Riviera turca, encontrará os locais de mergulho mais populares da Turquia. Quinze pontos de mergulho desta região destacam-se pela fauna subaquática colorida, recifes subaquáticos, áreas rochosas e diversos naufrágios. Kaş oferece aos mergulhadores experiências únicas para a observação de espécies endémicas e está entre os dez melhores lugares do mundo para realizar essa actividade.
O centro de mergulho mais famoso da cidade, e até mesmo da região, é conhecido como Canyon. Aqui, é possível explorar o misterioso mundo subaquático, tornando essa actividade uma experiência excepcional. Outra atracção é o naufrágio Dimitri Wreck que está nas profundezas. Mais um clássico é o Flying Fish, os restos do bombardeiro italiano Savoia-Marchetti SM79 que foi abatido durante a Segunda Guerra Mundial.

Bodrum: uma experiência no coração do Egeu
Bodrum é outra das rotas imperdíveis do Egeu turco para aqueles que desejam descobrir a riqueza subaquática. A península abriga numerosas criaturas como peixes, polvos, algas e esponjas do mar. A região também possui 20 pontos de mergulho onde é possível observar restos de naufrágios de épocas antigas. Os pontos de mergulho mais populares de Bodrum são os recifes Grande e Pequeno, onde se pode mergulhar nas águas quentes em qualquer época do ano. Esses recifes, separados por apenas 200 metros e cobertos de vida aquática, são de uma beleza admirável. Aqui também é possível visitar o Museu Subaquático de Bodrum, onde são exibidas as principais descobertas da região. Outros locais para mergulhar incluem a ilha de Orak e a caverna de Delikli.

Fethiye: um autêntico paraíso subaquático
Fethiye é outro destino favorito para férias de Verão devido às suas enseadas, praias premiadas e vistas deslumbrantes, e abriga um dos melhores locais de mergulho da Turquia, o Aquarium Bay. Esta baía, que recebe o nome pela clareza das suas águas, é um local ideal tanto para mergulhadores experientes quanto para iniciantes. Declarada uma área protegida nos últimos anos, também é perfeita para mergulho nocturno. Conhecida pela sua diversidade de vida subaquática, aqui é possível contemplar as criaturas que habitam as profundezas.
Outra área de mergulho popular em Fethiye é Afkule, que possui arcos cobertos de corais no fundo do mar, galerias misteriosas, declives cada vez mais profundos, inúmeras cavernas subaquáticas, diferentes espécies de peixes e plantas marinhas. Essa região abriga muitos atractivos para visitar, como Ölüdeniz, famosa pela sua praia, ou o Vale das Borboletas, lar de mais de 80 espécies de borboletas. Além disso, as tartarugas Caretta Caretta podem ser frequentemente observadas nesta região.
