O secretário-geral do Parlamento português, Albino Azevedo Soares, defendeu esta sexta-feira, 15 de Setembro, em Maputo, a digitalização de todos os processos administrativos da Assembleia da República (AR) de Moçambique.
“O Parlamento moçambicano pode dar um salto enorme se apostar neste processo de digitalização, sejam processos de venda ou de compra. Todos os processos administrativos deviam circular por via electrónica”, declarou Albino Azevedo Soares, citado pela agência Lusa.
O responsável falava à comunicação social após ter sido recebido pela presidente da Assembleia da República de Moçambique, Esperança Bias, no âmbito de uma visita de trabalho a Moçambique para aprofundar a cooperação entre as duas entidades.
Entre os domínios na cooperação parlamentar entre Portugal e Moçambique, a formação é apontada como prioridade, até porque existe um intercâmbio frequente entre deputados dos dois parlamentos.
“Alguns dos nossos quadros foram a Lisboa e também técnicos do Parlamento português vieram a Moçambique”, informou Alfredo Nampete, secretário da AR do País.
Em Junho deste ano, uma delegação do Parlamento moçambicano visitou Lisboa para reforçar a cooperação entre as duas entidades, tendo-se reunido com presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva.
Na altura, a delegação nacional encontrou-se também com a Comissão de Defesa e Segurança do Parlamento português, tendo, entre outros temas, abordado o apoio que Portugal tem prestado, através da União Europeia, na formação de militares que combatem o terrorismo em Cabo Delgado, norte de Moçambique.