Um grupo de cientistas da Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), realizou estudos sobre alimentos saudáveis e listou os dez que, segundo as análises, suprem as necessidades dos seres humanos por nutrientes.
De acordo com o portal Sapo, foi analisada pelos cientistas a densidade de nutrientes de 41 alimentos, comparando a concentração de 17 nutrientes essenciais nos alimentos estudados, entre eles a vitamina A e B12, com a quantidade de calorias. No final do estudo, somente um dos alimentos forneceu 100% dos nutrientes necessários em 100 calorias por dia. Veja abaixo os dez alimentos mais saudáveis do mundo.
Agrião de água
É um alimento rico em antioxidantes, em vitamina A e C, em ferro, potássio, cálcio e magnésio. O estudo mostrou ainda que possui propriedades expectorantes e alivia doenças respiratórias e pode agir como desintoxicante e purificador do sangue.
A couve-chinesa e a acelga
A primeira é capaz de suprir a necessidade diária de vitamina C, com o consumo de apenas 100 gramas. É rica em proteína vegetal e aminoácidos de alta qualidade. A acelga também é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio, ferro e cálcio. Além disso, possui betacaroteno (um pigmento caratonóide antioxidante, conhecido pelo papel que desempenha na manutenção de uma visão normal e no normal funcionamento do sistema imunitário).
Folhas de beterraba e espinafre
No caso das primeiras, são ricas em betacaroteno e cálcio. Já o espinafre é rico em vitaminas do complexo B, betacaroteno, vitamina C e uma variedade de minerais.
Chicória
É rica em vitamina A, B, C e D, além de minerais como ferro, fósforo e cálcio. “Uma das suas principais características é promover o bom funcionamento do intestino, principalmente devido a uma substância chamada inulina, que age com alimentos probióticos, estimulando a produção de bactérias boas no intestino.
Alface
Este vegetal é rico em fibras e antioxidantes, ajudando a melhorar a saúde gastrointestinal e também regulando os níveis de açúcar no sangue. Tem nutrientes e compostos como a vitamina C, carotenóides e clorofila. Também é rico em minerais, vitaminas e fibras que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino.
Alface romana
Pode ser incorporada numa variedade de pratos, uma vez que oferece crocância e frescura a qualquer receita, desde saladas a acompanhamentos. Além disso, a alface romana é rica em vitaminas A e C, nutrientes antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardíacas, diabetes e envelhecimento precoce.
Repolho
É rico em vitamina B6 e folato, ambos essenciais para muitos processos importantes no corpo, incluindo o metabolismo e o funcionamento do sistema nervoso. Além disso, é rico em fibras e contém poderosos antioxidantes, incluindo polifenóis e compostos de enxofre.