Muitas pessoas gastam muito tempo e energia a divertir-se nas redes sociais. Entretanto, há outros grupos que passam o tempo a ganhar dinheiro com estas plataformas.
Um estudo recente da consultora alemã Statista revelou que as redes sociais contam, actualmente, com cerca de 4,9 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, mas a expectativa é que a base de utilizadores destas plataformas aumente 25% até 2028, para mais de seis mil milhões.
Com esse grande número de pessoas, é possível ganhar dinheiro, pois pode vender qualquer produto e encontrará compradores. É esse o impacto da grande concentração de pessoas nas redes sociais.
Veja, pois, como pode gerar rendimentos, de acordo com o site Make Money:
1. Tornar-se um profissional de marketing
Esta é uma das melhores formas de ganhar dinheiro nas redes sociais. O trabalho consiste em promover serviços, produtos e a imagem de empresas ou indivíduos em diferentes plataformas de redes sociais, no sentido de os ajudar a encontrar contactos ou a desenvolver a sua marca.
Trata-se de um trabalho muito lucrativo a nível mundial. De acordo com a Payscale (empresa americana de software e dados de remuneração), as pessoas que trabalham como marketeers de redes sociais ganham mais de 49 mil dólares (cerca de três milhões de meticais) por ano.
2. Publicar anúncios
Se for um influenciador das redes sociais, é provável que as empresas o contactem para partilhar os seus produtos ou conteúdos na sua plataforma. Em troca, pagam-lhe. Pode também aderir a plataformas que o ligam a marcas que lhe pagam para publicar anúncios nos seus perfis.
Outra forma é partilhar conteúdos noticiosos com ligações curtas. Se partilha muitos links, sejam eles de notícias, desporto ou outros, considere a possibilidade de utilizar um serviço para encurtar os links para os partilhar. Alguns destes serviços pagam-lhe pelo número de pessoas que clicarem na hiperligação.
3. Marketing de afiliados
O marketing de afiliados consiste em recomendar produtos e serviços em troca de uma comissão. Dependendo do que publica nas suas plataformas de redes sociais, pode tirar partido e ganhar dinheiro através deste sistema.
Pode começar por escrever algo sobre os produtos e serviços nos seus perfis e, em seguida, deixar uma hiperligação para que os seus seguidores os possam comprar ou subscrever.
4. Venda os seus produtos ou serviços
Dependendo das suas habilidades, pode promover os seus próprios serviços junto dos seus seguidores e ficará surpreendido com o número de pessoas dispostas a patrociná-lo. Também pode vender os seus próprios produtos ou criar uma loja virtual com o Shopify, copiar inventários de grandes fabricantes e fornecedores de todo o mundo para a sua loja virtual. Quando as pessoas visitam a loja e encomendam algo, os fornecedores enviam-lhe os produtos e poderá receber a sua parte.
5. Programa de parceria
Algumas das redes sociais têm um programa de parceria no qual pode participar e ganhar dinheiro. Isto funciona se for um criador de conteúdos. Por exemplo, se gosta de fazer vídeos, pode aderir ao Programa de Parceiros do YouTube e ganhar dinheiro a fazer o que gosta.