No âmbito do seu compromisso com a educação e empregabilidade, o Access Bank Moçambique vai formar, a partir de Outubro deste ano, jovens recém-graduados com idades até aos 26 anos, em diversas áreas ligadas à banca.
Segundo um comunicado de imprensa da instituição financeira, tornado público esta quarta-feira, 13 de Setembro, pretende-se, com o programa, enquadrar jovens recém-graduados na indústria bancária através de formação que lhes permita adquirir conhecimento teórico e prático na área, para posteriormente colocá-los ao serviço do Banco. Por outro lado, a iniciativa mostra o compromisso de promover a educação e bem-estar das comunidades onde a instituição opera.
Neste momento, decorre o processo de candidaturas que irá durar até ao final deste mês, seguido pelo processo de selecção com término previsto para Abril de 2024. O grande diferencial do Programa de Graduados do Access Bank reside na qualidade e nas etapas observadas no processo de formação.
O documento revela que os candidatos seleccionados serão submetidos a aulas teóricas e práticas e a exames psicotécnicos durante seis meses na School of Banking Excellence localizada na Nigéria, sede do Access Bank.
O Banco proporciona aos candidatos a oportunidade de passarem por vários balcões onde desempenham diferentes tarefas, durante três meses, após o término das aulas teóricas, como forma de aperfeiçoá-los no saber fazer.
Após a conclusão da formação, os candidatos tornam-se graduados, recebendo um certificado, num acto que marca a efectividade destes como colaboradores do Banco em Moçambique.
Para o administrador-delegado do Access Bank Mozambique, Marco Abalroado, “não há dúvidas de que se nos queremos afirmar enquanto o banco africano mais respeitado do mundo, devemos continuar a apostar na formação de jovens africanos. Olhamos sempre para os recursos humanos como os activos mais importantes na nossa instituição. Por isso mesmo, continuaremos a apostar na capacitação de jovens, formando-os como profissionais qualificados para o mercado financeiro moçambicano”, disse o responsável, acrescentando que “o Programa de Graduados faz parte da nossa cultura de maximizar os conhecimentos dos colaboradores e elevar os padrões de qualidade na prestação dos nossos serviços”.
O Programa de Graduados abrange todos os países onde o Access Bank opera. Em Moçambique, começou em 2019 e já formou 35 candidatos, sendo que 21 estão a trabalhar para a instituição. Neste momento, nove candidatos estão em formação na Nigéria, podendo juntar-se aos outros no próximo mês de Dezembro.
Os candidatos reconhecem os efeitos transformacionais do programa. Para Adiona Catsica, graduada em 2019 e actualmente líder de equipa do Employee Experience, “o Access Bank deu-me uma oportunidade única de me enquadrar na banca sem experiência no sector. Os seis meses na Nigéria foram um período de muitos desafios. Além de ensinar sobre áreas técnicas da banca, a escola do Banco ensina sobre saber ser e estar, e expõe-nos a culturas diferentes”, disse. Por outro lado, “tive a oportunidade de interagir com os graduados de outros países onde o Access se encontra e de partilhar experiências”.