Antes de escolher a corretora (o banco de investimento ou a sociedade gestora) através da qual vai investir o seu dinheiro, é importante que analise e compare as ofertas no mercado para escolher a opção mais competitiva e alinhada com os seus objectivos.
É importante que confirme a credibilidade e histórico da corretora no mercado, de forma que evite surpresas desagradáveis.
Ao comparar as diferentes corretoras a actuar no mercado, preste atenção aos seguintes factores:
Comissões e custos associados
Quanto mais elevadas as comissões, mais prejudicam a rentabilidade do seu investimento. Analise todos os custos implicados nas operações, mesmo perante a promessa de “comissões zero” (que podem implicar outros custos camuflados) e mantenha-se alerta perante promessas demasiado boas para serem verdade.
Tipo de instrumentos em que quer investir
Verifique a oferta disponível na corretora, de forma que garanta que os activos correspondem aos seus interesses e objectivos de investimento.
Qualidade do serviço prestado
Tenha em consideração o nível de serviço prestado pela corretora, tanto no apoio ao investidor, como na disponibilização de ferramentas e informação financeira adicional.
Muitas corretoras permitem-lhe testar a plataforma de negociação e o serviço sem colocar o seu dinheiro em risco, através de contas demo. Para quem começa a dar os primeiros passos no investimento, esta é uma boa maneira de aprender a usar estas plataformas e a perceber, em ambiente controlado, a dinâmica real das operações.
Tenha sempre em conta que a literacia financeira faz diferença. Quanto mais souber, melhores serão as suas estratégias de investimento e maior protecção conseguirá dar ao seu dinheiro.
Fonte: Money Lab