A Samsung, em parceria com a Microsoft, está a preparar-se para lançar um chatbot de Inteligência Artificial (IA) para rivalizar com o Bard, da Google.
O objectivo da ferramenta é ajudar na tradução, no resumo de textos e noutras tarefas. A primeira aposta no mercado será para uso exclusivo dos funcionários da fabricante de produtos electrónicos.
De acordo com um relatório publicado na segunda-feira, 11 de Setembro, pelo jornal EDaily, citado pelo site Tudo Celular, a empresa sul-coreana vai utilizar as interfaces de programação GPT-5, um modelo de linguagem de grande dimensão que servirá de sucessor ao GPT-4 actualmente utilizado no ChatGPT.
O chatbot de Inteligência Artificial da Samsung funcionará através do Azure OpenAI da Microsoft. Relembre-se que a Microsoft assinou um acordo de exclusividade com a OpenAI, de modo que qualquer empresa interessada em integrar o GPT deve utilizar os serviços de computação em nuvem do Azure.
A Samsung começou a desenvolver o seu próprio chatbot para acelerar a sua transição para a Inteligência Artificial de uma forma segura. Anteriormente, a empresa suspendeu a utilização de tecnologias generativas pelos funcionários nos seus computadores. A decisão foi tomada depois de terem sido divulgadas informações confidenciais no ChatGPT.
Embora a tendência da indústria seja adaptar as ferramentas de IA para funcionarem no próprio dispositivo, eliminando a necessidade de uma nuvem, ainda não há detalhes sobre como o novo serviço da gigante sul-coreana irá funcionar.
A Qualcomm já demonstrou que a sua plataforma mais avançada – utilizada no Galaxy S23, Galaxy S23 Plus e Galaxy S23 Ultra – é capaz de gerar imagens a partir de comandos de texto do utilizador com Inteligência Artificial, pelo que este é um hardware que pode ser ampliado para o desenvolvimento de várias tecnologias baseadas em IA.
A fabricante está a desenvolver esta ferramenta para integrá-la aos seus telemóveis e tablets mais poderosos, mas, por ora, a empresa não comenta publicamente esses projectos.