A editora norte-americana Warner Music surpreendeu o mundo da música ao oferecer um contrato discográfico à influencer artificial e activista Noonoouri, uma criação digital que atrai atenções e factura por publicação mais do que muitos cidadãos de países subdesenvolvidos.
No perfil de Noonoouri, que se descreve como activista, vegan e personagem digital no antigo Twitter, está agora a assinatura de um contrato inédito com a Warner Music.
De acordo com o portal Zap Aeiou, a nova milionária do pop, que tem mais de 400 mil seguidores no Instagram, abraça todos os padrões sociais e convencionais: caucasiana, de olhos grandes e nariz pequeno, não usa cabelo, não come carne e apoia o movimento Black Lives Matter.
E é mesmo só nas redes sociais que a influencer pode ser vista. Sem comer, dormir, andar ou respirar, a cantora não é humana, foi criada e é gerida pela Inteligência Artificial (IA).
Após assinar um contrato com a gigante da indústria Warner Music, já lançou o seu primeiro single intitulado Dominoes, tornando-se a primeira influencer digital IA do mundo a garantir um acordo discográfico, cujos detalhes ainda não foram tornados públicos.
A voz da influencer é emprestada a uma cantora verdadeira, alterando-a para a tornar única e exclusiva a Noonoouri. Os criadores da personagem garantem que os escritores, músicos, cantores e todos os que trabalharam na canção vão receber parte dos direitos de autor.
A cantora ganhou fama em 2018, com 18 anos (idade que se mantém congelada até hoje), como modelo no New York Fashion Week. Desde então, já colaborou com marcas como a Dior e a Valentino e conta com participações em vídeos com celebridades como Kim Kardashian. É através desta personagem ilusória que se concretiza o desejo de longa data do seu criador – o artista alemão Joerg Zuber – de entrar no mundo da moda.
O investimento em personagens artificiais parece encher os bolsos dos seus criadores. Segundo o portal The Fillipino Times, Noonoouri lucra 1800 dólares (cerca de 113 mil meticais) por publicação patrocinada.
Mas a indústria de influencers-robot está em grande ascensão e Noonoouri não é caso único: a líder actual das personagens artificiais é Lil Miquela, que lucra mais de 11 milhões por ano em publicidade e alcança 2,6 milhões de seguidores no Instagram.