A vice-presidente do Vietname, Võ Thị Ánh Xuân, iniciou neste domingo, 10 de Setembro, uma visita oficial de trabalho de quatro dias a Moçambique, com o objectivo de reforçar as relações bilaterais existentes entre os dois países.
De acordo com o portal Vietnam News, durante a sua estadia no País, a governante manterá conversações com o primeiro-ministro, Adriano Maleiane, e com o presidente da Confederação das Associações Económicas (CTA), Agostinho Vuma. Será ainda recebida em audiência pelo chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e pela presidente da Assembleia da República, Esperança Bias.
“Võ Thị Ánh Xuân terá uma reunião com funcionários da embaixada do Vietname e representantes da comunidade vietnamita em Moçambique, estando também marcada uma sessão de trabalho com a empresa de telecomunicações Movitel, sediada na cidade de Maputo”, avança.
Moçambique tem pontos fortes em recursos naturais, pescas e mão-de-obra competitiva, enquanto o Vietname apresenta vantagens na agricultura, artesanato, pescas e na força de trabalho, factos que influenciam o desenvolvimento da cooperação entre as duas nações.
O Vietname e Moçambique estabeleceram relações diplomáticas a 25 de Junho de 1975, tendo o país asiático firmado a sua embaixada no País em 1976.
A cooperação económica, comercial e de investimento é o ponto alto da relação entre os dois países. O seu volume de negócios comercial em 2022 atingiu mais de 177 milhões de dólares.