O MozUp é um Centro de Desenvolvimento Empresarial que serve de plataforma para apoiar o crescimento e desenvolvimento de empresas moçambicanas, financiado pelos parceiros da Área 4 e implementado pela Mozambique Enterprise for Sustainability. Três anos após o seu lançamento e poucas semanas depois de ter inaugurado o seu primeiro centro em Cabo Delgado, Taciana Peão Lopes explica o projecto à E&M
Conseguir, enquanto pequeno empreendedor ou líder de uma PME, gerir um negócio que tem a intenção de crescer e fazer parte da cadeia de valor das grandes multinacionais – especialmente numa área como a do gás natural – não é fácil. Isto é especialmente verdade no contexto de Moçambique que, como se sabe, apresenta inúmeros desafios. É por isso que ao longo dos últimos anos têm surgido várias iniciativas que se propõem preencher esse espaço vazio entre a vontade de crescer e a capacidade para o fazer. O MozUp é uma dessas iniciativas.
Operado pela Mozambique Enterprise for Sustainability (MES), trata-se de um empreendimento conjunto entre a DAI – empresa global de desenvolvimento social e económico – e a TPLA Consulting, parceiro de implementação moçambicano. É uma iniciativa financiada pelos parceiros da Área 4, com a ExxonMobil à cabeça, e por outros parceiros nacionais. Completados três anos, são já consideráveis as metas alcançadas. Até à data, 55% (ou seja, 1404 de um total de 2559) das entidades registadas no portal de fornecedores da Área 4 e do projecto Rovuma LNG são maioritariamente de propriedade moçambicana que, de alguma forma, passaram pelo MozUp. Lançado em 2020, inaugurou, em Junho, um novo centro em Pemba, direccionado para fazer a ponte entre as empresas locais e os grandes operadores do gás. E é nesse contexto que Taciana Peão Lopes, PCA do MES, explica à E&M os objectivos de curto e médio prazo do projecto.
“O MozUp ajusta a sua oferta de serviços de acordo com as necessidades das empresas, numa parceria de longo prazo para construir relações empresariais sólidas”
Qual é o tipo de apoio que prestam às PME? E essa oferta foi evoluindo desde o início do projecto?
Através dos seus dois centros de desenvolvimento empresarial (Maputo e Pemba), bem como dos serviços virtuais disponibilizados em todo o país, o MozUp oferece uma variedade de serviços às empresas, nomeadamente a análise de dados de negócios e empresas locais. O MozUp realiza análise de dados para fornecer informações valiosas sobre o mercado local e o ambiente empresarial em Moçambique, auxiliando as empresas na tomada de decisões estratégicas e no desenvolvimento de planos de negócios sólidos.
O Portal de Registo de Fornecedores online facilita o acesso das empresas moçambicanas a oportunidades de negócio e parcerias. O MozUp oferece também um diagnóstico empresarial (avalia a situação actual das empresas e identifica áreas a melhorar), além de dar orientações sobre como se aprimorar a eficiência operacional. Prestamos ainda formação empresarial que capacita empreendedores e profissionais, abrangendo uma variedade de temas relevantes, incluindo gestão, marketing, finanças e empreendedorismo; a consultoria e assessoria para ajudar as empresas a enfrentar desafios específicos e desenvolver estratégias eficazes; a mentoria que conecta empresários e líderes experientes com empreendedores que pretendam melhorar os processos das suas empresas; e a consultoria financeira através de parcerias com a banca comercial para ajudar as empresas na gestão eficaz das suas finanças, incluindo planeamento financeiro, análise de viabilidade e acesso ao financiamento adequado.
Além desses serviços, o MozUp tem trabalhado na conceptualização e desenvolvimento de outras formações em conjunto com os seus parceiros. Como está a decorrer esse processo?
Sim. Essas formações abrangem temas como a Introdução à Transição Energética e Renováveis, Ética e Anticorrupção e Marketing Your Business, visando capacitar as empresas em áreas-chave para se adaptarem às demandas em evolução no mercado. No campo da certificação, o MozUp tem apoiado empresas moçambicanas no processo de mentoria centrada nas normas de qualidade e sistemas de gestão, preparando as PME para o cumprimento dos requisitos da Organização Internacional de Normalização (ISO) e apoiando-as através da Certificação ISO relevante para o seu negócio, incluindo ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISO 22000. Até ao momento, dez empresas foram colocadas no processo de mentoria, seis das quais já o concluíram com sucesso. Neste campo, apoiamos a primeira empresa 100% moçambicana que presta serviços de catering (desde a recepção da matéria-prima até à distribuição do produto acabado) a obter o certificado da Norma ISO 22000 no âmbito do Sistema de Segurança, resultado de um trabalho dedicado em parceria com o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ).
Têm mais de duas mil empresas registadas, na sua maioria PME. Que tipo de ligação desenvolvem com estas empresas?
Através de uma abordagem de proximidade, o MozUp estabelece vínculos fortes com essas empresas, buscando entender as suas necessidades, desafios e aspirações. A relação do MozUp com as empresas registadas é marcada por apoio personalizado e contínuo, ou seja, desenhado à medida de cada empresa, reconhecendo que cada uma delas tem necessidades e objectivos únicos. A comunicação é constante, ouvindo as suas preocupações, feedback e sugestões, permitindo que o MozUp ajuste a sua oferta de serviços de acordo com as necessidades de evolução das empresas. É uma parceria de longo prazo para construir relações sólidas e duradouras, ligações empresariais através das quais o MozUp facilita o acesso das empresas registadas a uma rede de contactos, ampliando as suas oportunidades de negócios.
O projecto tem uma dupla função — a criação de ligações entre as PME e os grandes projectos e, simultaneamente, capacitação empresarial. É assim?
O MozUp adopta uma abordagem multidimensional. Além do trabalho diário com as MPME realizado por meio do Portal de Registo de Fornecedores, formações, diagnósticos empresariais e mentoria durante o processo de certificação, a criação de ligações empresariais é um dos instrumentos mais eficazes de desenvolvimento de uma empresa. Essas ligações, ou parcerias, desempenham um papel fundamental no acesso a oportunidades e na transferência de conhecimentos para as entidades nacionais. O MozUp mantém contacto diário com as MPME, o que permite partilhar informações relevantes para que possam tomar decisões informadas sobre as características dos projectos, necessidades de fornecimento, financiamento e potenciais parcerias. Essas parcerias estabelecidas criam sinergias e promovem um ambiente de colaboração.
Em que sentido é que o MozUp irá evoluir após o início dos megaprojectos de gás, numa altura em que se fala de uma DFI da ExxonMobil em 2025?
Quando olhamos para o projecto numa perspectiva de médio a longo prazo, conseguimos visualizar que continuará a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento das empresas moçambicanas e na capacitação da força de trabalho local, promovendo a competitividade e o crescimento sustentável. É importante sublinhar a visão da Exxon Mobil e dos parceiros da Área 4, de envolver ao máximo as empresas nacionais para que estas se possam desenvolver e servir a indústria num futuro próximo. Podemos afirmar que existe a intenção de expandir a oferta dos nossos serviços para Palma, por forma a impulsionar a capacidade e qualidade das empresas locais.
Texto Pedro Cativelos • Fotografia Mariano Silva