Via dell’Amore ou o Caminho do Amor, na Itália, é considerado o passeio mais romântico do mundo e está prestes a reabrir após um encerramento que durou mais de uma década.
Localizada entre Riomaggiore e Manarola, esta icónica rota de caminhada havia sido fechada em 2012, devido a um deslizamento de terra que causou ferimentos a quatro turistas e danos no trilho.
Após um extenso período de renovações e melhorias, está programada a reabertura completa em Julho de 2024. Até 30 de Setembro deste ano, os turistas já podem desfrutar da primeira secção desta rota, que oferece um vislumbre do que está por vir.
A Via dell’Amore tem cerca de um quilómetro de extensão e percorre uma série de cinco aldeias (Cinque Terre) que compõem o Património Mundial da UNESCO. O trajecto pavimentado segue ao longo da costa, proporcionando vistas deslumbrantes da paisagem e do mar.
A história desta rota remonta à modernização da linha ferroviária entre Génova e La Spezia, no início do século XX. Os trabalhadores ferroviários necessitavam de um acesso entre Riomaggiore e Manarola, enquanto um túnel estava em construção. Foi assim que o caminho foi esculpido na face de uma rocha dura sobre o mar, e a lenda sugere que se tornou um ponto de encontro para os amantes das duas cidades.

O projecto de restauro contemplou medidas para fortalecer a segurança, incluindo a colocação de malhas de aço sobre as rochas acima e abaixo do trilho, além do plantio de mais de oito mil plantas, para reforçar a paisagem. Adicionalmente, um sistema de monitorização foi instalado para emitir alertas antecipados, sobre possíveis deslizamentos de terra, garantindo a segurança dos visitantes.
Fim do turismo excessivo na Via dell’Amore
A região de Ligúria, onde se localiza a Via dell’Amore, está empenhada em evitar o excesso de turismo na área. Para atingir este objectivo, foi implementado um sistema de reserva para os interessados em percorrer o caminho. Actualmente, é necessário reservar um tour em grupo de 30 minutos online por cinco euros (cerca de 340 meticais). Há cerca de 20 tours em grupo por dia, entre as 9h e 19h, que levarão 30 pessoas ao longo da rota. Os ingressos também incluem a entrada no Castelo de Riomaggiore.
Caso este teste-piloto seja bem-sucedido, existe a possibilidade de estender o sistema de reserva quando a Via dell’Amore for reaberta completamente no próximo ano.
A reabertura da Via dell’Amore traz uma nova oportunidade para os amantes da natureza e da cultura explorarem a beleza única das Cinque Terre, enquanto se promove um turismo responsável e sustentável na região.


Fonte: Vou Sair