Investir na Educação dos nossos jovens, permitir que sonhem e que alcancem os seus objectivos deve ser sempre o nosso maior objectivo, quer seja uma responsabilidade pessoal ou no âmbito de um programa de Responsabilidade Social de uma empresa.
Este sempre foi o sonho da nossa agência – a possibilidade de ajudá-los a encontrar o seu caminho, a sua motivação e, principalmente, poder estender a mão e auxiliá-los na entrada ao mercado de trabalho.
Como todos os objectivos que temos, se quisermos que sejam concretizados, devemos começar por algum lado, e, como Directora-Geral de duas agências criativas, criámos um programa, o Creaters, que trouxe esta abertura aos nossos jovens.
Acredito que criar é mais do que fazer publicidade bonita. Na Dentsu e na Create Moçambique queremos criar mentes, definir novas formas de chegar aos mercados e desenvolver tendências. Esta nossa primeira iniciativa, em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane, permite-nos receber alunos para estagiar nos nossos vários departamentos como facilitação à sua entrada no mercado de trabalho.
Esta criação de sinergias entre agências de publicidade e universidades em Moçambique traz uma série de benefícios significativos para ambas as partes e para a sociedade em geral, através do desenvolvimento de talentos locais, permitindo que as universidades desempenhem um papel fundamental na formação de jovens talentos. Ao colaborar com agências de publicidade, as universidades podem adaptar os seus currículos para atender às demandas do sector, garantindo que os graduados estejam mais bem preparados para entrar na indústria.
É facilitada a realização de pesquisas conjuntas sobre o comportamento do consumidor, eficácia de campanhas, análise de mercado e outros aspectos relevantes para a publicidade. Isso pode resultar em insights valiosos para as agências melhorarem as suas abordagens.
Pretendemos aumentar a consciencialização sobre a importância do Marketing e da Publicidade como áreas de estudo e carreira. Isso pode incentivar mais jovens a buscar esses campos e contribuir para o crescimento da indústria, através da troca de conhecimento e experiência entre profissionais do sector e académicos. Experiência que pode enriquecer o ambiente de aprendizagem e promover uma compreensão mais profunda dos desafios e oportunidades da indústria.
Outro aspecto a considerar é que a indústria de Publicidade está em constante evolução devido às mudanças nas tecnologias e nas tendências de mercado. As agências podem beneficiar-se ao colaborar com universidades para se manterem actualizadas sobre as últimas tendências e inovações, incorporando novos conhecimentos nas suas estratégias e campanhas.
As universidades atraem estudantes de diferentes origens e áreas de especialização. Isso permite que as agências de publicidade tenham acesso a uma ampla gama de talentos, incluindo designers, redactores, profissionais de marketing, analistas de dados e muito mais.
O sector de Publicidade desempenha um papel crucial no desenvolvimento económico, ajudando a promover produtos e serviços e impulsionar o consumo. Esta colaboração pode fortalecer essa contribuição, criando uma indústria mais robusta e competitiva.
De uma forma geral, esta colaboração vai impulsionar o desenvolvimento da indústria de publicidade, melhorar a qualidade da educação em Marketing e publicidade e contribuir para o crescimento económico do país.
O nosso papel é o de darmos oportunidade aos jovens de conhecer o mundo de trabalho e a possibilidade de integração. Estou ciente que, com este projecto, ajudamos no desenvolvimento dos alunos e no investimento de talento local.