A Mercedes-Benz apresentou, no Salão de Munique, na Alemanha, o CLA Concept. Trata-se de um protótipo daquele que será o primeiro eléctrico a evoluir a partir da plataforma MMA, específica para compactos “zero emissões”.
Este coupé de quatro portas com tracção traseira chegará ao formato de produção em 2025, altura em que irá concorrer com propostas como o Tesla Model 3. Nessa altura, o substituto do CLA a combustão contará também com versões de tracção integral, com mais que um motor, incluindo também uma versão AMG com 536 cv.
Em concreto, este CLA concept conta com um motor assíncrono de formato compacto a debitar 235 cv nas rodas traseiras, através de uma caixa de duas velocidades. A base da gama será formada por outra opção RWD com 201 cv. Além do CLA convencional, a base MMA dará origem a um novo CLA Shooting Brake, a um EQA e a um EQB, cujos motores serão desenvolvidos e produzidos pela própria Mercedes.
A alimentar o motor deste CLA estão baterias de LFP (fosfato de ferro-lítio) e NMC (Óxido de Lítio-Níquel-Manganês-Cobalto), com capacidade que oscila entre 58 e 85 kWh. A bateria de LFP conta com uma nova técnica de construção, com módulos de células fixados com adesivo em vez de parafusos para reduzir o peso e tornar o conjunto mais compacto. O CLA será o primeiro modelo de produção da marca de Estugarda a contar com uma arquitectura de 800V, o que possibilitando carregamentos até 250 kW.
De acordo com a fabricante, isto permite obter o equivalente a 400 km em 15 minutos. Este modelo é também capaz de carregar de forma bidireccional, com tecnologia “vehicle-to-home”, “vehicle-to-grid” e “vehicle-to-appliance”. O motor e a transmissão surgem integrados numa única unidade com menos de 110 kg, com um inversor de carboneto de silicone a contribuir para uma eficiência energética até 93% da bateria para a roda, a uma velocidade de cruzeiro constante, superior aos 89% anunciados para o EQA actual. O consumo médio anunciado é de 12 kWh/100 km. Além disso, o alcance máximo promete chegar a 750 km.
Esteticamente, este concept é uma evolução do CLA actual, com uma frente mais moderna, onde se destaca uma grelha formada por um painel preto com o logótipo da Mercedes iluminado ao centro. Novos são também os faróis interligados por uma luz em LED. Realce igualmente para as portas sem moldura e para as formas suaves, sem adornos. Atrás, realce para o óculo traseiro pronunciado, que ajuda a acentuar o formato coupé deste CLA, arcos das rodas pronunciados, tampa da mala estilo notchback e barra luminosa a ligar os farolins em LED, que assumem o formato da estrela da Mercedes.
Por dentro, o concept inclui um MBUX Superscreen similar ao do Vision EQXX, que deverá continuar no modelo de produção. Este conta com o novo sistema operativo MB.OS, ligado à cloud e que suporta navegação Google Maps, entre outras apps. Novo é também o sistema de condução autónoma de nível três com LiDAR (embora na versão de produção esteja disponível apenas para nível dois). Destaque ainda para o sistema Child Presence Detection, que previne o esquecimento de crianças a bordo.



Fonte: Auto Drive