Moçambique e Cabo Verde vão reforçar a cooperação nas áreas do trabalho e da segurança social, nos termos de um memorando de entendimento assinado nesta segunda-feira, 4 de Setembro, em Maputo, no âmbito da visita de quatro dias que o ministro cabo-verdiano de Estado, Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, realiza ao País a convite da ministra moçambicana do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa.
De acordo com uma nota, o acordo vai permitir aos dois países realizar intercâmbios para troca de experiências, através de visitas de estudo, assistências técnicas e estágios práticos de curta duração em diferentes estruturas organizacionais.
“Vai permitir também a formulação de projectos e propostas para captação de recursos financeiros disponibilizados para os Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)”, explica a nota.
A vinda do dirigente cabo-verdiano a Moçambique tem como objectivo principal estreitar os laços de cooperação e amizade entre os dois países. Durante a permanência no território nacional, prevê-se que Fernando Elísio Freire visite várias instituições, com destaque para o Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), e mantenha encontros com alguns dirigentes.