O Baidu, empresa chinesa de tecnologia especializada em serviços e produtos relacionados com Internet e inteligência artificial (IA), sediada no distrito de Haidian, em Pequim, lançou, esta quinta-feira, 31 de Agosto, o seu modelo de linguagem de inteligência artificial (IA), equivalente a ChatGPT, como indústria-chave nos seus planos de modernização.
A empresa afirmou que o Ernie Bot está totalmente disponível para o público, através do uso de uma aplicação ou do portal oficial. A app Ernie Bot estava no topo das aplicações mais descarregadas na loja iOS da Apple na China.
De acordo com o chefe-executivo do Baidu, Robin Li, ao lançar este modelo, a empresa pretende colectar interacções com seres humanos no mundo real, acrescentando que o mesmo vai ajudar a melhorar os modelos básicos do Ernie Bot.
De acordo com o portal Notícias ao Minuto, outras empresas tecnológicas chinesas também revelaram os seus próprios modelos generativos de inteligência artificial, com algoritmos que permitem que a tecnologia produza e crie novos conteúdos depois de a empresa norte-americana OpenAI ter popularizado o ChatGPT.
Tal como a Europa, a China tem feito esforços nos últimos meses para regular a indústria generativa de IA.
Regulamentos para o sector emitidos em 15 de Agosto exigem que as empresas realizem uma análise de segurança e obtenham aprovação antes de lançarem os seus produtos.
Pequim também exige que as empresas que fornecem esses serviços generativos de IA cumpram os regulamentos governamentais de tecnologia e dados, sendo que Estados Unidos não possuem, actualmente, regulações em vigor.
No entanto, o CEO do Baidu, Robin Li, disse estar optimista e descreveu as regulações como sendo “mais pró-inovação do que regulação”.
Duas outras empresas de IA na China, Baichuan e Zhipu AI, também lançaram os seus modelos de linguagem de IA.