Banco Nacional de Investimento (BNI) conta com Abdul Jivane como novo presidente da Comissão Executiva em substituição de Tomás Matola, em resultado de uma deliberação do accionista (Estado), informou esta quinta-feira, 31 de Agosto, o jornal Domingo.
Abdul Jivane era administrador executivo do banco estatal desde 2015, sendo licenciado em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane e possui mestrado em Finanças Empresariais pela Universidade de Liverpool e Pós-graduação em Gestão bancária pela Catolica Lisbon School of Business and Economics. Está no BNI desde 2011.
O BNI é um banco de desenvolvimento estatal, cujo objectivo é fornecer financiamento de longo prazo para empreendimentos sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento social e económico do País. As principais áreas de actuação do banco são infra-estrutura, recursos naturais, energia, agricultura, indústria e comércio e transporte. O BNI pretende fortalecer a estrutura do capital de empresas privadas e o desenvolvimento.