As guerras comerciais ocorrem, geralmente, quando um país se apercebe que o outro tem políticas comerciais muito injustas. O seu único objectivo é enfraquecer os poderes comerciais deste último.
Abaixo, veja algumas das vantagens e desvantagens das guerras comerciais.
Protege as empresas locais da concorrência
Talvez a vantagem mais significativa das guerras comerciais seja a constante repetição do conceito de proteccionismo da economia e da força produtiva de um país. As nações ficam preocupadas quando há défices elevados nas suas exportações em comparação com as importações, pois podem afectar a sua economia.
Protege os empregos locais
O domínio contínuo de um país no mercado comercial pode fazer com que milhares de pessoas percam os seus empregos no outro país. O domínio do comércio é susceptível de pôr em risco os empregos domésticos das pessoas neste último país e pode ter um efeito significativo na economia dessa nação.
Desvantagens das guerras comerciais
Afecta as relações
As relações diplomáticas entre as duas nações seriam fortemente afectadas pelos impactos causados pelas guerras comerciais. Na maior parte das vezes, os países acabam por cortar todos os laços diplomáticos após tais ocorrências e podem mesmo levar a outro tipo de conflitos ou guerras.
Pode conduzir à inflação
A inflação é o consequente aumento dos preços de bens e serviços num país. As guerras comerciais tendem a permitir, gradualmente, a exploração das populações pelos produtores locais em detrimento de um produto estrangeiro acessível. Um exemplo claro desta desvantagem é a guerra comercial entre os Estados Unidos (EUA) e a China, com o país asiático a produzir bens acessíveis em comparação com os bens produzidos nos EUA.
As guerras comerciais já existem há algum tempo e a sua criação não pode ser identificada pelos especialistas. Recentemente, as guerras comerciais entre os Estados Unidos e a China permitiram que as nações e a comunidade mundial testemunhassem, em primeira mão, as tácticas utilizadas nas guerras comerciais e os impactos daí resultantes. Na China, a Google, o Facebook e a maioria das empresas tecnológicas dos EUA não estão a funcionar; em retaliação, o TikTok, a Huawei e outras empresas chinesas estão a ter problemas na América.
Fonte: Make Money