A Triton Minerals (TON) recebeu uma concessão mineira de 25 anos para o seu projecto de grafite em Moçambique, informou esta quarta-feira, 30 de Agosto, o portal de notícias The Market Herald.
O site refere que a concessão foi atribuída pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, após um período de consulta contínua com o Governo. Com esta concessão, o portefólio da Triton abrange, agora, dois projectos de grafite de classe mundial, à medida que a empresa continua a avançar com o seu projecto emblemático de Ancuabe.
“A garantia da concessão mineira (Cobra Plains), com o seu recurso de grafite contido em grande escala de 5,7 milhões de toneladas, significa que a Triton detém agora dois recursos de grafite globalmente significativos com uma mistura diversificada de tamanhos de flocos, que podem ser usados numa série de aplicações, desde baterias a grafite expansível para materiais de construção”, disse o director-executivo da TON, Andrew Frazer.
“A concessão mineira acrescenta mais escala ao nosso portefólio de projectos de grafite em Moçambique e à proposta de valor à medida que continuamos com as nossas discussões de financiamento em curso para o projecto de grafite de Ancuabe”, acrescentou Andrew Frazer.
O projecto Cobra Plains tem uma estimativa de recursos minerais de 103 milhões de toneladas a um grau médio de 5,2% de concentração do grafite total (TGC), contendo 5,7 milhões de toneladas de carbono grafítico.