A Regra dos 72 é uma fórmula prática para rentabilizar poupanças. Pode ser uma boa base para criar bons hábitos financeiros e atingir os seus objectivos. Através dela, é possível perceber quantos anos serão necessários para duplicar o dinheiro que tem poupado ou investido, a uma determinada taxa de juro quando considera um juro composto.
Porquê 72? Porque alguém fez muitas contas e descobriu que a percentagem de juros vezes o número de anos que o capital inicial leva a duplicar é de aproximadamente 72. Com a aplicação desta fórmula, terá uma ideia aproximada de quanto é que o seu investimento pode vir a crescer com o tempo, sem ter de fazer contas complicadas.
A fórmula da Regra dos 72 é a seguinte:
72 / Taxa de juro = Número de anos necessários para duplicar o capital.
Ou seja, para saber o número de anos necessários para duplicar o dinheiro que tem no banco, em depósitos, em seguros de capitalização, em obrigações e outros, basta dividir o número 72 pela taxa de juro que recebe por esses investimentos.
Por exemplo, pensemos numa taxa de juro de 10% ao ano. De acordo com a aplicação da Regra dos 72, uma aplicação financeira com uma taxa de juro de 10%, precisará de 7,2 anos para duplicar o dinheiro inicialmente investido. Se formos mais realistas e pensarmos num depósito a prazo com uma taxa de juro de 2%, precisará, exactamente, de 36 anos para duplicar o valor inicial investido nesse depósito.
Importância da regra dos 72
Estimar o prazo para determinado investimento ou poupança
A Regra dos 72 é prática e serve para estimar quanto pode ganhar num dado período de tempo com o dinheiro que poupa ou investe nos instrumentos financeiros à sua disposição.
Apurar a taxa de juro ideal
Esta regra pode ser aplicada não só para saber quanto tempo demora a dobrar um investimento, mas também para apurar a taxa de juro necessária para duplicar uma determinada quantia num determinado número de anos.
Imagine que tem dinheiro para investir, mas só pode fazê-lo um ‘x’ número de anos. Pode utilizar a regra ao contrário e prever a taxa de juro que pode duplicar o seu dinheiro no número de anos que fixou.
Melhorar significativamente o seu planeamento financeiro
Saber quando é que o seu dinheiro pode duplicar e a que taxa o pode fazer para determinado número de anos pode dar-lhe uma grande ajuda no planeamento financeiro.
A Regra dos 72 permite-lhe determinar, por exemplo, qual o momento para comprar uma casa ou para fazer uma viagem. Até o pode ajudar a ter uma ideia de quando se pode reformar. É também útil para decidir quais os produtos financeiros mais convenientes para aplicar as suas poupanças.
Fonte: E-konomista