A Google lançou o “Google for Startups Accelerator: AI First” para apoiar as startups africanas que pretendem utilizar a inteligência artificial para resolver desafios locais.
O programa AI First baseia-se em iniciativas anteriores, como o Google for Startups Accelerator: Africa, The Google for Startups Black Founders Fund e o The Google for Startups Accelerator: Women Founders.
Os participantes beneficiarão de acesso à experiência em IA da Google, de recursos técnicos e de até 350 mil dólares (cerca de 22 milhões de meticais) em créditos Google Cloud, além de orientação de profissionais experientes em IA e oportunidades de networking, revelou o portal Techin Africa.
“O panorama tecnológico de África é vibrante e está em constante evolução. É inspirador ver as startups africanas não só a aproveitar a IA para enfrentar os nossos desafios únicos, mas também a estabelecer padrões de referência para o mundo. O AI First é mais do que um programa: é um testemunho da nossa crença na visão dessas startups, garantindo que elas tenham o apoio e a orientação de que precisam para realizar todo o seu potencial”, explicou o chefe do ecossistema de Startups Africa na Google, Folarin Aiyegbusi.
A tecnológica revelou que, desde 2018, ano em que começou, o programa Google for Startups Accelerator apoiou 106 startups de 17 países africanos. Em conjunto, estas empresas angariaram mais de 263 milhões de dólares (16,6 mil milhões de meticais) em financiamento e criaram mais de 2800 oportunidades de emprego directo na região, acrescentou a empresa.
As startups são convidadas a candidatar-se até 6 de Setembro de 2023.