A Reserva da Biosfera das Quirimbas, na província nortenha de Cabo Delgado, lançou um novo plano de negócios centrado na conservação ambiental e no desenvolvimento sustentável, informou esta quarta-feira, 23 de Agosto, o portal de notícias All Africa.
“O instrumento vai permitir a adopção de medidas que visam a exploração racional dos recursos naturais disponíveis no Parque Nacional das Quirimbas. Passaram cinco anos desde que o parque foi declarado Reserva da Biosfera. Como todos sabemos, para manter este cobiçado estatuto é importante a adopção de um conjunto de medidas que permitam a exploração racional dos recursos naturais disponíveis no parque”, disse o governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo.
De acordo com o dirigente, o plano de gestão e negócios da Reserva da Biosfera das Quirimbas faz jus à obrigação constitucional de promover iniciativas que assegurem o equilíbrio ecológico, a conservação e a preservação do ambiente, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população residente na área da reserva.
A fonte acrescentou que o Executivo provincial, na sequência da protecção da biodiversidade, procedeu recentemente à plantação de mudas de mangal no distrito da Quissanga, numa iniciativa que visa a restauração do mangal.
“De igual modo, procedemos à entrega de 13 cheques aos Comités Comunitários, que estão localizados na área do Parque Nacional das Quirimbas, para financiar projectos de iniciativa comunitária, como forma de estimular a sua participação nos esforços de conservação da biodiversidade”, disse, acrescentando que o Governo provincial continua a trabalhar no sentido de envolver as comunidades em todas as iniciativas que visam a preservação da biodiversidade, para manter intactos os indicadores que determinaram a declaração do Parque Nacional das Quirimbas como Reserva da Biosfera.