O ministro dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, Naledi Pandor, informou esta quarta-feira, 23 de Agosto, que os líderes do bloco dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) chegaram a acordo sobre os mecanismos de análise de novos membros.
Segundo a agência de notícias Reuters, o acordo sobre a expansão abre caminho para que dezenas de países candidatos interessados possam defender a sua adesão ao grupo, que se comprometeu a tornar-se um campeão do “Sul Global” em desenvolvimento.
O alargamento dos BRICS foi o tema principal da cimeira que decorre em Joanesburgo, a capital comercial da África do Sul. Embora todos os membros do BRICS tenham manifestado publicamente o seu apoio ao crescimento do bloco, houve divisões entre os líderes sobre a quantidade e a rapidez do alargamento.
“Chegámos a acordo sobre a questão da expansão. Temos um documento que adoptámos e que define as directrizes e os princípios, os processos para considerar os países que desejam tornar-se membros dos BRICS. Isso é muito positivo”, afirmou Naledi Pandor na Ubuntu Radio, uma estação gerida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da África do Sul.
O governante afirmou que os líderes do bloco farão um anúncio mais detalhado sobre a expansão antes do final da cimeira.
Segundo as autoridades sul-africanas, mais de 40 países manifestaram interesse em aderir ao BRICS e 22 – entre os quais o Irão, a Venezuela e a Argélia – solicitaram formalmente a sua admissão.