A especialista em logística internacional, Unifeeder, anunciou na última quinta-feira (17), a adição do porto da Beira ao seu serviço Moçambique-Índia-Jebel Ali para impulsionar o comércio e a conectividade.
A nova rede de transporte de contentores passará a ser Maputo-Beira, em Moçambique, Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos, e Mundra, na costa ocidental da Índia.
Em comunicado de imprensa, a Unifeeder enfatizou que a Beira é um porto estratégico que desempenha um papel crucial na conexão de países sem litoral, como Zimbabué, Zâmbia e Maláui, ao comércio global, acrescentando que “a sua localização estratégica e infra-estrutura eficiente o tornam num hub fundamental para o comércio na região”.
Segundo a Unifeeder, como resultado da integração da Beira na rede existente da cadeia de suprimentos, os clientes podem esperar serviços de transporte mais eficientes e confiáveis.
Em particular, “o fluxo contínuo de mercadorias e commodities entre a Índia, o Oriente Médio e a África Oriental não apenas reduzirá o tempo de trânsito, mas também diminuirá os custos, beneficiando empresas de todos os tamanhos. Essa conectividade aprimorada desbloqueará novas rotas comerciais, permitindo que as empresas explorem mercados inexplorados e expandam o seu alcance”, frisou a Unifeeder.
O porto da Beira é o segundo maior de Moçambique e constitui um importante motor da economia do País, sendo igualmente uma via de entrada para o comércio com os países da região, movimentando uma grande variedade de carga contentorizada e a granel.
A Unifeeder é uma subsidiária da DP World, uma empresa multinacional de logística que detém uma concessão de 30 anos para operar o terminal de contentores no porto de Maputo até 2033, com opção de prorrogação por mais dez anos. Globalmente, a DP World obteve um lucro de 651 milhões de dólares no primeiro semestre de 2023.