O CEO do Telegram, Pavel Durov, anunciou, recentemente, a funcionalidade de stories na rede social para todos os utilizadores da plataforma, como forma de celebrar o 10.º aniversário da sua existência.
A função de publicação de stories chegou em Julho deste ano, apenas para os assinantes do serviço premium do aplicativo, após um período de testes.
Ao contrário de outras redes sociais onde as publicações desaparecem após 24 horas, os usuários do Telegram podem escolher se o conteúdo expira após seis, 12, 24 ou 48 horas.
Outro aspecto inovador do stories no Telegram é a possibilidade de criar listas com contactos diferentes para cada um deles. Isso significa que os usuários podem compartilhar um story específico com um pequeno grupo de amigos e outro com colegas de trabalho.
Além disso, é possível contar com um modo de câmera dupla para tirar fotos ou gravar vídeos com as câmeras frontal e traseira do dispositivo ao mesmo tempo. O editor de media do Telegram também permite a inclusão de stickers, localizações e legendas.
Os stories também ficarão disponíveis nos perfis, caso o usuário queira. Será ainda possível ter acesso às estatísticas detalhadas de visualização das publicações e editar todo o story a qualquer momento, sem precisar de apagar e repostar.
Lançado em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, que também são donos da maior rede social da Rússia, a VK, o Telegram é independente, ou seja, não possui vínculo com a VK, e está sediado no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Chegou com a proposta de ser uma boa alternativa ao WhatsApp e ao Facebook Messenger. Para atrair usuários, a plataforma prometeu oferecer mais segurança através dos chamados chats secretos, com criptografia ponta a ponta.
O mensageiro destacou-se por introduzir recursos que foram depois copiados pelos concorrentes, como a função “Canais” para enviar mensagens para um grande número de pessoas e os super grupos com até 200 mil membros.
A história da primeira década do Telegram também foi marcada por polémicas e suspensões em alguns países.