O Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou esta segunda-feira, 15 de Agosto, durante a celebração da passagem dos 120 anos do Porto de Maputo, a sua preocupação com a situação das enchentes de camiões que caracteriza o corredor logístico de Maputo.
“Quero ver resolvido, o mais rápido possível, o problema do congestionamento da Estrada Nacional Número Quatro (N4), provocado pela enorme avalanche de camiões de carga provenientes da vizinha África do Sul com destino ao Porto de Maputo”, apontou o Chefe do Estado, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).
De acordo com o dirigente, os principais actores do sector dos transportes e comunicações do País devem apontar saídas para o problema que se arrasta há anos. “A situação é constrangedora porque não se circula. Há poucos dias, atrasei-me para uma reunião devido a essas situação. Discutam isto e encontrem uma solução. Os seres humanos foram feitos para pensar. Acredito que vão conseguir fazer isso”, disse Filipe Nyusi.
O Chefe de Estado explicou ao grupo que deverá discutir a solução da N4 que, tanto os moçambicanos, como os sul-africanos e a comunidade internacional estão à espera de soluções criativas para a flexibilização do fluxo de pessoas e bens naquela via.
Por outro lado, o dirigente defendeu um desenvolvimento ferroportuário baseado num melhor equilíbrio entre o transporte rodoviário e ferroviário de mercadorias, mitigando o impacto do crescimento das operações do porto de Maputo na N4, sendo o principal corredor de transporte de Moçambique.