A Escola Secundária de Muatala, da província de Nampula, foi eleita vencedora da 12.ª edição das Olimpíadas Bancárias Millennium bim, tendo se destacado pela qualidade da apresentação e aplicabilidade do projecto “Um Livro, Mais Conhecimento”, iniciativa que tem como objectivo cultivar nos jovens o gosto pela leitura.
As Olimpíadas Bancárias Millennium bim são um projecto que arrancou em 2010, inserindo-se no programa de responsabilidade social do banco “Mais Moçambique Pra Mim”, com o intuito de promover a educação e formação dos jovens moçambicanos através da introdução de conceitos bancários e de gestão de finanças pessoais, que promovam a sua inclusão financeira na sociedade.
Segundo o comunicado de imprensa do Millennium bim, tornado público esta quinta-feira, 10 de Agosto, a escola vencedora defendeu que a leitura permite que o aluno tenha contacto com novas experiências, culturas e realidades. Os leitores terão acesso a livros de empreendedorismo e inovação fora do contexto escolar, com recurso a um tchova, que funcionará como biblioteca móvel. A escola foi premiada com o valor de 100 mil meticais para a implementação do projecto e um kit composto por um telemóvel e material didáctico destinado a cada aluno que participou no mesmo.
Em segundo lugar, ficou a Escola Secundária de Muaparra com um projecto que pretende envolver as raparigas no uso das ciências e tecnologias como forma de melhorar o seu desempenho escolar, assim como o seu posicionamento e a tomada de decisão na escolha de carreiras profissionais e no combate e prevenção das uniões prematuras.
O terceiro lugar coube à Escola Secundária Nampaco com o Projecto Ossoma – “Aprenda com facilidade”. O objectivo é incentivar aulas de estudo para ajudar a melhorar o nível de aproveitamento dos alunos com insucesso escolar, com recurso a aulas de reforço online, utilizando plataformas diversificadas e com muitas ferramentas de auto-apoio ao aluno, no sentido de melhorar o seu desempenho estudantil.
Neste âmbito, o presidente da Comissão Executiva do Millennium bim, João Martins, referiu que “ao proporcionar experiências diferentes ao nível do desenvolvimento e capacitação dos alunos, pretendemos estimular uma maior autonomia criativa e o sentido de pertença na construção de projectos auto-suficientes para a promoção de soluções para problemas do dia-a-dia”.
Participaram nesta edição as escolas secundárias de Anchilo, Cossore, Maparra, Maratane, Murrapaniua, Mutala, Nampaco, Nampula, Napipine, Namicopo, Teacane-Natikiri, Barragem, 22 de Agosto, 12 de Outubro e Marcelino dos Santos, englobando neste panorama cerca de 60 alunos que se classificaram para a final das Olimpíadas Bancárias de Nampula. Os alunos das escolas participantes receberam um diploma e um kit com material escolar.