A Associação dos Produtores Ikuru (API) existe há 20 anos. Surgiu com o propósito de melhorar as condições de vida e os negócios dos produtores familiares na região norte de Moçambique. Actualmente, presta assistência técnica e comercializa centenas de toneladas de produtos agrícolas dos seus membros.
De acordo com uma nota, no último ano, foram comercializadas cerca de 500 toneladas de produtos diversos pertencentes aos membros da API, de que se destacam o amendoim, o gergelim e o milho.
“Trata-se de um crescimento de 100% relativamente ao ano de 2021. Na comercialização das 500 toneladas, a Ikuru transferiu para os seus membros cerca de 20 milhões de meticais”, informou o director-executivo da Ikuru, Mário Santos, citado na nota.
O responsável revelou que, ao longo da sua história, a Ikuru viveu momentos com resultados irregulares, dependendo de mercados e de gestores que não estavam alinhados, nem com a realidade, nem com os constrangimentos das cadeias de valor agrícola relevantes na região, nem sequer com a forma de produção ou com as necessidades e prioridades dos produtores-membros.
“Houve anos positivos, mas também outros com prejuízos, situação que tem vindo a ser corrigida. E os últimos exercícios financeiros têm sido positivos. As contas auditadas da empresa revelam lucros anuais sucessivos e acima de dez milhões de meticais”, disse.
Por sua vez, o presidente da API, Orlando Iovahale, frisou que nos últimos 20 anos, a entidade mostrou que sabe sobreviver a muitas dificuldades e crises, mas que, graças ao apoio dos accionistas nacionais e internacionais, tem vindo a realizar mais projectos.
Avançou, no entanto, que uma das grandes preocupações da Associação dos Produtores é o acesso aos serviços financeiros, sendo que, com o apoio da Gapi, tem estado a implementar algumas soluções para o alcance do desenvolvimento.
“Neste sentido, em 2021, a API solicitou uma assistência à Gapi para conceber e implementar uma instituição microfinanceira do tipo Organização de Poupança e Empréstimo (OPE). O projecto começou e mobilizou, entre os membros, cerca de meio milhão de meticais”, concluiu.