Moçambique exportou para a Índia, em 2022, produtos diversos avaliados em 2,2 mil milhões de dólares, sendo que 1,6 mil milhões de dólares correspondem à exportação de recursos minerais.
A informação foi revelada esta terça-feira, 25 de Julho, em Maputo, pelo Alto-Comissário da Índia em Moçambique, Ankan Banerjee, durante a abertura do Fórum de Negócios entre Moçambique-Índia.
Do lado inverso, o volume de investimentos da Índia em Moçambique nos últimos dez anos conta com 119 projectos aprovados num total de 316,3 milhões de dólares, posicionando-se em sexto lugar da lista dos dez maiores investidores no País.
Falando virtualmente no evento, o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, disse que os investimentos indianos em Moçambique estão nos sectores da agricultura, agro-processamento, hidrocarbonetos, comercialização agrícola, energia, logística, indústria farmacêutica e serviços médicos.
“A presença crescente de empresas de grande dimensão da Índia na área dos recursos minerais, indústria farmacêutica e hospitalar em Moçambique pontifica à dimensão político-estratégica das relações bilaterais entre os governos da Índia e de Moçambique, que se tem traduzido em acções conjuntas no âmbito do processo de desenvolvimento, focada em sectores prioritários com impacto na melhoria das condições de vida dos nossos povos”, disse o governante, citado pelo jornal O País.
Os dados mostram ainda que a balança comercial de Moçambique com a Índia registou, nos últimos cinco anos, um total 5,8 mil milhões dólares, o que significa um crescimento de 5% ou correspondente a 15% do volume total das exportações, confirmando a tese de a Índia ser um parceiro estratégico de Moçambique, o terceiro maior a nível das exportações.