Com a expansão de empresas multinacionais e a abertura de novos postos de trabalho em regiões diferentes, há alguns desafios inerentes à cultura de cada localização que é necessário ultrapassar.
Assim, a empresa suíça Zühlke, especializada em estratégia e inovação empresarial, citada pelo portal Sapo, explica três motivos para as organizações multinacionais implementarem programas de intercâmbio de colaboradores.
Reforço da cultura organizacional
Ao integrar colaboradores de diferentes nacionalidades e com experiências culturais diferentes, é possível enriquecer e alargar a cultura organizacional de forma transversal. Assim, com programas que facilitam o intercâmbio de colaboradores entre as diferentes localizações da empresa, estes têm a oportunidade de fazer estas partilhas em primeira mão.
Melhor processo de onboarding
Sobretudo quando se trata da formação de uma nova equipa, o onboarding (socialização organizacional) feito por colaboradores que já estão há algum tempo na empresa pode contribuir para uma melhor integração dos novos colegas, em linha com os objectivos da organização.
Em simultâneo, esta mobilidade global oferece aos especialistas seniores, a oportunidade de se actualizarem, de forma mais constante e abrangente, sobre as tendências nos mercados internacionais e encabeçadas pelas gerações mais novas, numa experiência que reforça a pertença de todos à organização.
Aumento da colaboração e da tolerância
Com a formação de equipas sem fronteiras, para as quais os colaboradores trabalham de forma descentralizada e a partir de diferentes pontos, é necessário fomentar a interacção entre todos, para agilizar a produção diariamente. Nesse sentido, o intercâmbio de colaboradores vem promover a compreensão sobre as nuances culturais e de contexto entre diferentes regiões, contribuindo não só para reforçar a tolerância, mas também a colaboração e produtividade.