A empresa Aliança para a Revolução Verde em África (AGRA) vai lançar nesta terça-feira, 18 de Julho, uma nova estratégia de financiamento para o sector agrícola, centrada nos pequenos produtores, procurando apoiar toda a cadeia de valor da agricultura desde a produção até ao consumo.
De acordo com o director-geral da AGRA em Moçambique, Paulo Mole, citado no Semanário Económico, trata-se de um terceiro ciclo de financiamentos que vai abranger cerca de duas mil famílias.
“No primeiro ciclo foram investidos 25 milhões de dólares e o objectivo consistia na criação de capacidades de pesquisa na área da agricultura. Foram formados 600 jovens. Em 2017, entrou em vigor o segundo ciclo de investimentos com cerca de 18 milhões de dólares, onde investimos na melhoria e criação de Pequenas e Médias Empresas no meio rural, que se dedicam à distribuição de sementes”, explicou o responsável.
Sem avançar qualquer valor, Paulo Mole adiantou simplesmente que, nesta fase, o enfoque é impulsionar os esforços do Governo para a revitalização da economia rural.
A AGRA é uma entidade 100% africana que trabalha para impulsionar a transformação agrícola e inclusiva em África, aumentando a renda e melhorando a segurança alimentar.