A Comissão Nacional de Eleições (CNE) garantiu nesta segunda-feira (17) haver fundos para a realização das eleições autárquicas de Outubro próximo, acrescentado que as perspectivas continuam positivas e que todas as medidas já estão a ser acauteladas.
“Há dinheiro para a realização das eleições, nunca parámos de trabalhar por falta de dinheiro. Estamos permanentemente em comunicação com o Ministério da Economia e Finanças para tentar resolver os passos que se seguem”, afirmou Paulo Cuinica, porta-voz da CNE.
Dando mais detalhes sobre o processo de preparação, a fonte revelou que já foram submetidas 23 candidaturas para as autárquicas que vão realizar-se no dia 11 de Outubro de 2023.
“Temos 23 candidaturas, das quais 18 pertencem aos partidos políticos. De um modo geral, e em relação a 2018, podemos avançar que houve um incremento do número”, disse.
No passado dia 14 de Dezembro, a Assembleia da República aprovou na generalidade a criação de 12 novas autarquias, o que elevou o total de 53 para 65.
As eleições deste ano estão orçadas em mais de 14,8 mil milhões de meticais. Em Julho de 2022, a Comissão Nacional de Eleições revelou que estava com défice financeiro para a realização das eleições autárquicas. De acordo com a instituição, existiam, na altura, para o efeito, apenas mil milhões de meticais.