A empresa de investimento CrossBoundary anunciou no dia 7 de Julho que foi seleccionada como parceira de implementação da Plataforma de Facilitação de Investimento em Carbono da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), em Moçambique.
Durante os próximos três anos, segundo avançou uma publicação do portal Agence Ecofin, a plataforma denominada “PLANETA” prestará serviços de assessoria transaccional a organizações existentes em Moçambique, por forma que facilitem o acesso ao capital privado para projectos geradores de créditos de carbono.
“Esses projectos concentrar-se-ão no impacto da comunidade, preservando a biodiversidade, criando empregos de qualidade e apoiando a adaptação e resiliência da comunidade perante as mudanças climáticas”, esclareceu o site.
Para além de combaterem as mudanças climáticas, os projectos de mitigação que geram créditos de carbono trazem impactos positivos, garantindo benefícios sociais, económicos e ambientais à escala global, alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A CrossBoundary Energy Limited é uma empresa de investimentos que financia projectos de energia renovável em África. Tem como foco o fornecimento de energia eléctrica para consumidores comerciais e industriais.