Em caso de algum acidente com o seu carro, para que haja uma melhor gestão dos danos e até mesmo da reparação do veículo, é realizada uma peritagem automóvel.
Tal como o nome indica, a peritagem automóvel consiste na análise, quantificação e orçamentação de danos num veículo automóvel, motociclos, veículos pesados e semi-reboques, depois de algum sinistro.
O perito é o profissional designado pela seguradora ou pelo segurado para avaliar o defeito apresentado assim como o ambiente e as situações a que o equipamento está exposto.
Como funciona a peritagem?
Este é um serviço prestado, directa ou indirectamente, pela companhia de seguros, com o objectivo de verificar o estado de conservação e a respectiva valoração de um veículo, com vista ao apuramento de danos e responsabilidades.
A peritagem automóvel serve para que a companhia de seguros saiba realmente o que aconteceu sem estar apenas a acreditar num dos lados da história sobre um acidente, protegendo-o a si e à seguradora. Isto porque saberá que é um profissional que irá avaliar os danos do seu automóvel.
A peritagem de uma viatura sinistrada consiste em:
- Visitar a oficina recomendada para a avaliação dos danos;
- Elaborar relatórios com os danos e valores de reparação;
- Levantamento fotográfico;
- Controlar a reparação sempre que tecnicamente justificável.